Geografia Física
Laboratório de Geografia Física
Coordenação: Maria Rita Vidal e Abraão Levi dos Santos Mascarenhas
Destina-se às atividades de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Geografia Física, voltados à análises e prognósticos da temática ambiental. Conta com uma área de, aproximadamente 24,58m². No laboratório há acervos de imagens de satélites e cartas topográficas para subsidiar os estudos da Geoecologia das paisagens, com enfoque, sobretudo, na Amazônia e no Sul e Sudeste do Pará. Possui também acervos de imagens RapidEye, a partir do convênio MMA/UNIFESSPA e acervo de imagens LandSat, do Inpe/Nasa/ JAXA, além de imagens de Radar e Cartas topográficas do convênio Exército Brasileiro/UNIFESSPA. O mobiliário inclui: 1 estantes, 7 cadeiras, 1 mesas para análises de imagens, 1 quadro branco, 4 computadores, 1 armário e um telefone. Conta ainda com 2 drones Phatom 4 Advance. Os programas instalados no laboratório são: Arcgis; AutoCAD; CorelDraw e Qgis.
O laboratório dispõe de acesso à rede mundial de computadores. O espaço também é utilizado para realizar reuniões científicas sobre temáticas vinculadas ao Laboratório. Está situado o grupo de pesquisa Geoecologia das Paisagens e Sistemas Geoinformativos, cadastrado no CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Rita Vidal. Esse grupo tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão em conjunto com pesquisadores da Unifesspa e de outras universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal do Pará. Suas atividades estão direcionadas ao estudo e desenvolvimento de pesquisas de cunho teórico e prático visando o desenvolvimento dos pressupostos teóricos e metodológicos da Geoecologia das Paisagens aplicada aos zoneamentos ecológico-econômicos, especialmente na região Amazônia e no Sul e Sudeste do Pará.
O Grupo trabalha com o desenvolvimento de técnicas de entendimento da estrutura, funcionamento, dinâmica e evolução das paisagens aplicadas à modelagem de sistemas e a elaboração de perfis geoecológicos das regiões de análise. As ações de pesquisa, desenvolvidas pelo grupo, tem implicações diretas na: a) produção de bases de dados físicos, naturais e culturais; b) constituição de referencial teórico-metodológico para as paisagens da região da Amazônia Oriental; c) produção de trabalhos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), especialização, mestrado e doutorado com temas afins; e) construção da síntese e conjunto de experiências dos trabalhos de análise integrada na gestão participativa e f) constituição de intercâmbios acadêmicos promovendo trocas de experiências entre diversos grupos de pesquisa.
Compõem o grupo a Profa. Dra. Maria Rita Vidal, Profa. Dra. Andréa Regina de Britto da Costa Lopes e Prof. Dr. Elivelton da Silva Fonseca e alunos de graduação.
Redes Sociais